Pesquisas Concluídas

O INOPE é um instituto de Pesquisa e sua missão e foco é a realização de pesquisa e análise de dados para tomadas de decisão.

COMBATE AO CORONAVÍRUS

População acredita que governo e prefeitura não estejam preparados

Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística – INOPE  mostrou o impacto do medo de ser infectado pelo Covid-19

Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística mostrou o impacto do medo de ser infectado pelo Covid-19. A pesquisa realizada por telefone entrevistou 400 pessoas que moram em Boa Vista nos dias 25 e 26 de março. De acordo com o coordenador de pesquisa, Ednaldo Souza, o resultado comprovou que sentimento de medo dos entrevistados é de quase 60%  de ser infectado pelo vírus.

De acordo com a pesquisa, 49,04% não acredita que as ações do governo e da prefeitura são suficientes para combater o coronavírus em Roraima, enquanto 46,15% acha que sim e 4,81% preferiu não responder.

Em contrapartida, na expectativa do aumento do vírus, 84,62%acham que o governo estadual e municipal não estão preparados para combater o covid-19. Dos que responderam a pesquisa, 13, 46% acredita que o governo está preparado e 1,92% não respondeu.

“No momento há muita incerteza sobre a percepção das pessoas, no primeiro momento, o que nós podemos observar que a maioria das pessoas são favoráveis as medidas de isolamento tomadas pelas instituições. O que se sobressai é o impacto do medo das pessoas em relação a doença, o medo varia entre muito e pouco. O que faz essas pessoas terem esse medo? Acredito que sejam o excesso de fake news e informações falsas” explicou.

O maior medo é em referente a forma como o estado de Roraima irá lidar com os impactos da doença. “Pelos entrevistados, é possível perceber que a estrutura de saúde nos hospitais causa medo a pessoas, por que elas acreditam que não é suficiente” disse.

Entre os que responderam a pesquisa 57, 69% afirmaram que tem um pouco de medo de ser infectado pelo vírus, 22,12% tem muito medo e 20,19% disse não sentir medo.

A pesquisa também questionou sobre a probabilidade de ser infectado sobre o vírus 0,96% disse que tem chance, 3,85% disse que não sabe, 15,38% disse achar grande, 15,38% disse não ter chance e 29,81% pequena e 34,62% média.

Sobre as atitudes que estão sendo tomadas para evitar a proliferação do vírus, 2,88% estão evitando de abraçar as pessoas, 5,77% está evitando o contágio, 6,73% mantém a casa limpa,  8,65% estão mantendo uma boa alimentação, 22,12 % evita o aglomerado de pessoas, 26,92% evita o contato com  com pessoas, 28,85% das pessoas relatou estar usando máscaras, 34,62% aumentou o número de banhos por dia, 66,35% utiliza o álcool em gel, 79,81% está em quarentena, 86,54% lava as mãos, rosto e nariz.

A pesquisa mostra ainda que 66% dos entrevistados é a favor que o governo proíba por algum período que as pessoas saiam às ruas para diminuir o contágio do Coronavírus. Desse total, 25% seria contra, enquanto 8% respondeu indiferente e 1% a favor.

Na questão de informação, 71% os entrevistados relataram se sentir bem informado sobre o covid-19, enquanto 27,88 % respondeu mais ou menos informado e 0,96% disse estão mal informado sobre o assunto.

Fonte: Folha de Boa Vista

Gostou da pesquisa? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Tenha uma pesquisa

E tome as melhores deciões.

FAÇA O SEU ORÇAMENTO

Solicite o seu orçamento e te responderemos o mais rápido !

Deseja um Orçamento?

Por e-mail ou por telefone. Te explicamos tudo.
Há mais de 10 anos trabalhando com muita seriedade.