Pesquisas Concluídas

O INOPE é um instituto de Pesquisa e sua missão e foco é a realização de pesquisa e análise de dados para tomadas de decisão.

André Castro lidera pesquisa no Cantá

Levantamento é do Instituto do Norte de Opinião Publica e Estatística (Inope)

Por Folha Web

Em 13/11/2020 às 16:00

Pesquisa indica empate técnico entre os candidatos André Castro (PP) e Carlos Barbudo (PROS) (Foto: Divulgação TSE)

A pesquisa eleitoral que aponta os percentuais de intenção de voto para a Prefeitura do Cantá indica empate técnico entre os candidatos André Castro (PP) e Carlos Barbudo (PROS). A informação é do Instituto do Norte de Opinião Publica e Estatística (Inope).

A pesquisa eleitoral foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral/RR, sob o nº RR-05802/2020 e divulgada nesta sexta-feira, 13. Foram entrevistadas 250 pessoas entre os dias 12 e 13 de novembro. Essa pesquisa possui nível de confiança de 95% e margem de erro de 6,20% para mais ou para menos. A pesquisa é de iniciativa do instituto. 

PESQUISAS – Em parceria com o Inope, o Grupo Folha divulga o resultado de pesquisas de 14 municípios. Até o momento, já foram divulgadas as análises referente a Pacaraima, Iracema, Rorainópolis, São Luiz, Mucajaí, Bonfim, Alto Alegre, Caroebe e Uiramutã. Os dados da Capital serão os últimos à serem divulgados.

Confira as porcentagens que cada candidato obteve no levantamento:

Estimulada

Na pesquisa de intenção de voto estimulada, quando são apresentados, ao entrevistado, opções de candidatos, André Castro (PP) foi o mais citado com 42%, seguido por Carlos Barbudo (PROS), com 37%. Embora o candidato do PP esteja numericamente à frente, ambos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 6,20%. 

Votos Válidos

Na pesquisa, André Castro (PP) tem 46% dos votos válidos, contra 40% de Carlos Barbudo (PROS). Embora o candidato do PP esteja numericamente à frente, ambos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 6,20%. 

De acordo com a legislação brasileira, votos válidos são todos aqueles registrados para um candidato na urna eletrônica, ou seja, brancos e nulos não contam. Na pesquisa, os indecisos também são excluídos.

Metodologia

A pesquisa utiliza um método quantitativo probabilístico e seleção aleatória da unidade amostral pelo método de amostragem. Em um primeiro momento, foi realizado o sorteio da residência e em um segundo estágio, foi feita a seleção aleatória, de uma única pessoa, dentro desta residência. A pesquisa foi realizada 100% em residências. 

Perfil do Entrevistado

Foram entrevistados 250 moradores da sede do Cantá, Distrito Santa Cecília, vilas e comunidades indígenas. Nas comunidades indígenas, foram ouvidos moradores da Malacacheta, Canauanim e Tabalascada. Nas vilas, a pesquisa foi realizada em Progresso, Sebastião, São Raimundo, Fonte Nova, Serra Grande 1, Serra Grande 2, Central, Santa Rita, União, Félix Pinto e São José (km 20). 

Entre a população jovem entrevistada, de 16 anos a 20 anos, 5% são do sexo masculino e 5% são do sexo feminino. Entre 21 anos a 34 anos, 15% dos entrevistados são do sexo masculino e 16% são do sexo feminino. De 35 anos a 59 anos, 22% são do sexo masculino e 20% do sexo feminino. Entre os entrevistados com 60 anos ou mais, 9% dos entrevistados são do sexo masculino e 7% do sexo feminino. Os cálculos são baseados no número de eleitores do Cantá, conforme dados do TRE/RR.

Gostou da pesquisa? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Tenha uma pesquisa

E tome as melhores deciões.

FAÇA O SEU ORÇAMENTO

Solicite o seu orçamento e te responderemos o mais rápido !

Deseja um Orçamento?

Por e-mail ou por telefone. Te explicamos tudo.
Há mais de 10 anos trabalhando com muita seriedade.